Ana Júlia aplaude Programa Luz para Todos

Da Redação | 15/06/2005, 00h00

A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) elogiou nesta quarta-feira (15), da tribuna, o Programa Luz para Todos. Na avaliação da senadora, esse é o maior programa de acesso à energia elétrica da história do Brasil, pois vai levar luz para cerca de 12 milhões de brasileiros até 2008. De acordo com a senadora, o governo do Pará noticiou como sendo de autoria do estado as obras do Luz para Todos na Ilha de Algodoal, ela criticou a atitude frisando que o programa é do governo federal, capitaneado pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com governos estaduais, concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural.

- São milhões de brasileiros beneficiados e que, até então, viviam na escuridão. Energia é fundamental para o desenvolvimento do país - afirmou a senadora após frisar que 75% dos recursos para o programa são do governo federal, 10% dos governos estaduais e 15% das distribuidoras de energia.

Ana Júlia informou que só para o estado do Pará o governo federal já repassou R$ 64,3 milhões para implementar obras do Luz para Todos, "sem necessitar vender o patrimônio público nacional, como fez o governo passado", disse. A senadora informou também que, apenas no Pará, o programa deve beneficiar cerca de 230 mil pessoas até 2006.

- É uma ação com enorme significado propiciando geração de emprego e construção de cidadania, principalmente para um estado que sofre com o êxodo rural e com um governo que não tem uma política de desenvolvimento capaz de fixar o trabalhador no campo - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: