Alvaro Dias diz que imagem do Brasil no exterior está abalada com os escândalos

Da Redação | 14/06/2005, 00h00

O senador  Alvaro Dias (PSDB-PR), em discurso nesta terça-feira (14), disse que a imagem do Brasil perante a comunidade internacional está "terrivelmente abalada" pelas denúncias de corrupção e suborno no governo Luiz Inácio Lula da Silva. O senador fez um apelo às lideranças partidárias para que iniciem um processo de reconstrução da imagem do Parlamento, dos partidos políticos e das instituições públicas brasileiras.

-  Estamos perdendo o respeito internacional. A repercussão dos escândalos ocupa páginas dos mais conceituados jornais, como o The New York Times , cuja manchete nesta terça-feira diz "O PT sabia sobre esquema do mensalão" - disse o senador. Segundo ele, a reportagem destaca que um escândalo que começou como um caso comum de propina transformou-se em crise muito maior e potencialmente mais séria.

Alvaro Dias contestou a avaliação de parte da imprensa internacional de que poderá haver impeachment, dizendo que não acredita nessa hipótese.

CPI dos Correios

Em referência à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga denúncia de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (CPI dos Correios), o senador lamentou a tentativa do PT e do governo de manipular a comissão e dificultar a CPI.  Ele acusou o presidente Lula de agir de modo contraditório. De um lado, disse o senador, Lula afirma que "doa a quem doer, não ficará pedra sobre pedra e tudo será investigado". De outro, acrescenta Alvaro Dias, ele diz que a base aliada não deve ter pudor, que precisa manipular a CPI, assumir seu controle de modo integral.

- Como acreditar na boa intenção de quem quer obstruir os trabalhos? A CPI existe para que a minoria possa cumprir com eficiência seu papel de fiscalizar o Poder Executivo. O presidente assume a condição de despudorado. A base aliada é despudorada - criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: