Estande do Senado lota no lançamento de livro sobre Dinarte

Da Redação | 13/06/2005, 00h00

O estande do Senado na III Bienal Nacional do Livro de Natal lotou durante o lançamento do livro Dinarte Mariz - Vida e luta de um potiguar, de autoria do diretor-geral da Casa, Agaciel da Silva Maia, na última sexta-feira (10). Os senadores Efraim Morais (PFL-PB), Garibaldi Filho (PMDB-RN) e José Agripino (PFL-RN) estiveram presentes, ao lado de outros políticos, intelectuais, familiares e amigos de Dinarte Mariz. A governadora Vilma de Faria foi representada pelo secretário de Indústria e Comércio, João Maia, irmão de Agaciel. Somente no lançamento foram vendidos cerca de 300 exemplares da obra.

Antes de Agaciel começar a autografar os livros, houve uma solenidade em que várias pessoas elogiaram a obra e destacaram a importância do ex-senador potiguar para a política nacional. José Agripino confessou ter seguido dois modelos ao abraçar a vida pública: o do seu pai, Tarcísio Maia, e o de Dinarte Mariz. Já Garibaldi Filho, que foi adversário político do ex-senador, disse que a história de Dinarte contada no livro de Agaciel deve servir como itinerário para todos os homens públicos.

Mesmo não tendo nascido no Rio Grande do Norte, terra de Dinarte Mariz, o paraibano Efraim Morais também prestigiou o lançamento do livro. Ele classificou o ex-senador como o líder político mais importante da história do estado. O deputado Vivaldo Costa, ex-governador potiguar, chamou Dinarte de "o senador do coração do povo". O presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Enélio Petrovich, destacou a profundidade do trabalho de pesquisa feito por Agaciel para elaborar a obra.

Antes do lançamento do livro sobre Dinarte Mariz, Efraim Morais, Agaciel Maia e o diretor-executivo da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado, Júlio Werner Pedrosa, entregaram exemplares de livros em braile para a Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (Adevirne) e para o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: