Senado aprova MP que destina R$ 900 milhões a estados e municípios

Da Redação | 09/06/2005, 00h00

O Senado aprovou nesta quinta-feira (9) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 11/05, proveniente da Medida Provisória (MP) 237/05, que autoriza o governo a destinar R$ 900 milhões para estados e municípios, com o intuito de fomentar as exportações. O PLV foi aprovado em votação simbólica, com os votos contrários dos senadores Jefferson Péres (PDT-AM), Heloísa Helena (PSOL-AL), Jorge Bornhausen (PFL-SC) e José Jorge (PFL-PE).

A MP 237/05 destina 75% dos recursos aos estados e 25% aos municípios, rateando o que caberá a cada unidade da federação por meio de coeficientes de participação. O objetivo é compensar os estados pela desoneração das exportações promovida pela Emenda Constitucional nº 42 e pela chamada Lei Kandir (Lei Complementar 87/96).

O Senador Marcelo Crivella (PL-RJ), dizendo-se indignado, ressaltou que a MP comete "uma grande injustiça" com o estado do Rio de Janeiro, porque o estado atrai grande quantidade de divisas por meio do turismo, mas receberá poucos recursos.

Durante a discussão da matéria, Heloísa Helena afirmou que a MP tem como objetivo resolver os problemas da Prefeitura de São Paulo surgidos durante a gestão da então prefeita Marta Suplicy. José Agripino (PFL-RN) concordou com Heloísa Helena, dizendo que a medida foi feita para favorecer a ex-prefeita. Ele ressalvou, entretanto, que votaria a favor para não prejudicar os outros estados e municípios que também recebem recursos.

Plenário aprova Programa de Inclusão de Jovens 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: