Antônio Leite pede criação do estado do Maranhão do Sul
Da Redação | 09/06/2005, 00h00
O parlamentar - que assumiu o mandato no último dia 3, como segundo suplente do senador João Alberto Souza (PMDB-MA) - lembrou que a idéia de desmembrar o Maranhão em dois estados existe desde o século 19. Segundo ele, as partes sul e norte do Maranhão possuem características diferenciadas que as individualizam. O norte foi colonizado por franceses, holandeses e portugueses interessados no cultivo de cana-de-açúcar e algodão, enquanto o sul foi formado por nordestinos, que implantaram zonas de bons pastos em terras virgens e férteis do Rio Tocantins para a criação de gado.
A região também foi ocupada, recordou o senador, no século 19, por intelectuais que fugiam da Revolução de 1817. Pessoas que sonharam com a utopia de formar a República do Maranhão do Sul, que não se concretizou devido à Independência do Brasil, em 1822.
Ainda segundo o senador, o desenvolvimento do sul do estado foi favorecido pela construção de Brasília, que atraiu gaúchos, mineiros e paulistas, os quais aplicaram conhecimentos e técnicas no cultivo da terra e na criação do gado e instalaram pequenas empresas agropecuárias Essas iniciativas deram origem, por sua vez, a empreendimentos de maior porte, como os pólos siderúrgicos de Balsas e Açailândia. A cidade de Imperatriz lucrou muito com isso, por estar eqüidistante 600 quilômetros de Belém, Palmas e São Luiz.
- O Maranhão está maduro para assumir seu destino e se dirigir para um futuro melhor, com base no que foi plantado com o suor e trabalho de seu povo. Com uma área de 150 mil quilômetros quadros, o novo estado será o quinto maior do Nordeste. - informou.
Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) apoiou o projeto do colega, lembrando que ele servirá de reforço a propostas semelhantes já existentes na Câmara dos Deputados. Ele disse já ter procurado, juntamente com setores interessados, o anterior e o atual presidente da Câmara, para pedir que colocassem esses projetos em pauta.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Primeira página
Últimas
02/01/2026 12h46
Plenário vai avaliar redução da jornada de trabalho, aprovada na CCJ
02/01/2026 11h52
Sancionada LDO de 2026, com veto a reajuste do Fundo Partidário