José Dirceu deverá ir à CI para falar sobre a Infraero e questões de infra-estrutura
Da Redação | 07/06/2005, 00h00
O senador Almeida Lima (PSDB-SE), autor do requerimento de convocação de José Dirceu, rejeitou os argumentos do ministro para não comparecer à comissão. O senador disse que se trata de convocação, conforme lhe assegura o Regimento Interno e a Constituição federal.
José Dirceu havia argumentado, em resposta à CI, que sua ida à comissão era desnecessária.
- Não cabe ao ministro decidir se é ou não 'prescindível' sua vinda à comissão, como ele considera no ofício enviado ao presidente Heráclito Fortes, em resposta à nossa convocação - afirmou Almeida Lima.
O líder do PT, senador Delcidio Amaral (MS), tentou convencer Almeida Lima a permitir que seu requerimento convocatório fosse substituído por um convite. Delcidio recorreu ao mesmo argumento utilizado por José Dirceu, que alegou não estar a Infraero no âmbito da Casa Civil, mas do Ministério da Defesa.
No entanto, Almeida Lima acusou José Dirceu de tratar o Legislativo como "um poder menor" e garantiu que a convocação "já é matéria transitada em julgado".
Sem prejuízo do requerimento já aprovado, o líder Delcidio disse que apresentará requerimento, na próxima reunião da comissão, convidando o ministro para informar aos senadores sobre as questões relativas ao gerenciamento da infra-estrutura nacional.
O presidente da CI, Heráclito Fortes (PFL-PI), decidiu marcar uma mesma data para que o chefe da Casa Civil compareça à comissão para falar sobre a mudança da natureza jurídica da Infraero e sobre as soluções que o governo está pretendendo para a infra-estrutura do país.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: