Fortalecer o Mercosul é vocação natural do Brasil, diz Maciel
Da Redação | 27/05/2005, 00h00
Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (27), o senador Marco Maciel (PFL-PE) disse considerar que a prioridade da política externa brasileira deve ser o fortalecimento do Mercosul. Para Maciel, fortificar essa aliança aumentaria a presença do Brasil na política internacional e a intensidade de seu comércio exterior.
- Nossa prioridade, a meu ver, deve ser a consolidação do Mercosul. Como disse Celso Lafer, 'Mercosul não é opção, é destino'. Como sabemos, a geografia condiciona a história de um país e a circunstância de estarmos na América do Sul nos torna naturalmente parceiros de nossos vizinhos - argumentou o senador.
Maciel defendeu ainda a necessidade de ampliação do Mercosul, de modo a incorporar todos os países da América Meridional em um novo bloco, denominado Associação de Livre Comércio da América do Sul (ALCSA).
- Isso seria, a meu ver, algo muito importante, pois ajudaria a melhorar a interlocução com duas outras grandes alianças: a União Européia (EU) e a Alca (Área de Livre Comércio das Américas)- explicou ele.
Ao cobrar maior ênfase do governo federal no Mercosul, Maciel lembrou que o bloco, nos últimos anos, tem tido mais reveses do que conquistas.Precisamos dar um pouco mais de ênfase no Mercosul; essa é talvez a nossa questão central. Preocupo-me, quando observo que as negociações não se desenvolvem. A sensação que passa para a sociedade, inclusive para o empresariado, é que estamos vivendo momentos de retrocesso em conquistas já feitas- ressaltou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: