Nezinho Alencar diz que energia elétrica será o grande motor de Tocantins
Da Redação | 19/05/2005, 00h00
O senador Nezinho Alencar (PSB-TO) ocupou a tribuna do Plenário, nesta quinta-feira (19), para ressaltar as potencialidades da produção de energia elétrica no estado de Tocantins, fator decisivo para atração de investimentos e novas atividades econômicas para a região. Pela avaliação do senador, em Tocantins os investidores têm segurança de que seus empreendimentos não vão enfrentar, de imediato ou no futuro, qualquer problema com o fornecimento de energia elétrica.
Somente a usina Luís Eduardo Magalhães, situada entre os municípios de Miracema e Palmas, em pleno funcionamento, pode produzir, segundo o senador, até 902 megawatts. Já a usina de Peixe-Angical, situada nas imediações do município de Peixe, ainda em construção, terá capacidade instalada para gerar 452 MW. Outros projetos estão em condições de ter suas obras iniciadas, entre eles a usina de Estreito, na divisa do Tocantins com o Maranhão, com potência de 1.087 MW; a situada no município de São Salvador, com 241 MW; e a de Santa Isabel, divisa do estado com o Pará, pode chegar a 1.087 MW. Estudos concluídos também indicam a viabilidade técnica e econômica de outras grandes usinas como a de Marabá (2.160 MW), Serra Quebrada (1.328 MW), Araguanã (620 MW), Ipueiras (520 MW) e de vários outros empreendimentos de pequeno e médio porte.
De acordo com o senador, além de servir de base de sustentação ao desenvolvimento econômico, as próprias usinas e o complexo de transmissão de energia irrigam com emprego e renda o estado e os municípios. O senador lembra que o Brasil vem pagando a estados e municípios, a título de compensação pelo uso dos recursos hídricos, perto de R$ 500 milhões por ano. Tocantins, ainda de acordo com Nezinho Alencar, tende a ser um dos grandes beneficiários dessa repartição de recursos determinada por lei.
Nezinho Alencar também chamou a atenção para o programa de eletrificação rural indicado para Tocantins, no contexto do programa federal Luz para todos. A previsão é o estado passar a contar nos próximos anos, com 40 mil novos estabelecimentos rurais ligados à rede de energia elétrica.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: