Dirigente de central sindical diz que políticas públicas devem combater desigualdades sociais

Da Redação | 13/05/2005, 00h00

O vice-presidente da Central Geral dos Trabalhadores Brasil (CGTB), Ubiraci Dantas de Oliveira, afirmou, durante audiência pública no Plenário do Senado com objetivo de discutir questões raciais, que "além de políticas afirmativas em prol dos negros e contra o racismo, o governo federal precisa agir para diminuir as desigualdades sociais em todo o país". E para isso, segundo ele, é fundamental que a atual política econômica, que inclui o contingenciamento de recursos, a elevação do superávit primário, a priorização do pagamento de juros da dívida pública e a prática de juros altos, seja revista.

- Não adianta pedir descontingenciamento de recursos se as taxas de juros continuarem sufocando o desenvolvimento do país - disse.

Oliveira afirmou ainda que, se o país não cresce para todos, a população em sua totalidade sofre. E quando "a pobreza bate fundo", os negros são os primeiros a sofrer as conseqüências, em sua opinião.

- Quando falta escola, os negros e negras são os primeiros prejudicados - exemplificou.

O líder sindical parabenizou o senador Paulo Paim (PT-RS), pela iniciativa de realização da audiência pública, o ex-senador Abdias do Nascimento, e o jogador do São Paulo, Edinaldo Batista Libânio, o Grafite, por sua postura de luta contra a discriminação. Ubiraci acrescentou ainda que "todos os setores da sociedade devem lutar contra o racismo e pelo desenvolvimento da pátria".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: