Hélio Costa quer maior apoio a brasileiro no exterior

Da Redação | 12/05/2005, 00h00

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) lamentou que o Brasil não tenha ratificado, até hoje, convenção internacional de 1990 de proteção aos direitos dos trabalhadores migrantes. E criticou a falta de apoio aos trabalhadores brasileiros que vivem no exterior, citando o exemplo de emigrantes que morrem fora do país e cujas famílias não têm sequer condições de enviar os corpos de volta à terra natal.

- Não damos a menor importância aos seis bilhões de dólares enviados anualmente por brasileiros que trabalham fazendo o serviço que os americanos e europeus não querem fazer. Isto é dinheiro sofrido, duro de ganhar - disse Hélio Costa, autor do requerimento para a realização da audiência pública desta quinta-feira (12).

Segundo cálculos apresentados pelo senador, o governo brasileiro arrecada quase US$ 30 milhões por ano somente com a cobrança de vistos de cidadãos norte-americanos interessados em visitar o Brasil. Mesmo assim, afirmou, existem consulados como o de Houston, nos Estados Unidos, que contam com apenas uma funcionária para atender a telefonemas de centenas de brasileiros que vivem no país.

O senador criticou também a recusa, pelo governo norte-americano, de aproximadamente 80% dos vistos solicitados por cidadãos brasileiros. Ele recordou que o governo brasileiro foi um dos primeiros a se manifestar contra o terrorismo, depois dos atentados que tornaram mais difícil a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: