Sarney será homenageado na abertura da Bienal do Rio

Da Redação | 11/05/2005, 00h00

O Senador José Sarney (PMDB-AP)- autor de vários livros e membro da Academia Brasileira de Letras - será homenageado nesta quinta-feira (12), durante a cerimônia oficial de abertura da 12ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro. Sarney será agraciado com o Prêmio José Olympio, concedido a personalidades que contribuíram para a difusão do livro e da leitura.

Além de escritor, o senador pelo Amapá é autor da Lei do Livro, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 30 de outubro de 2003. A lei teve papel fundamental no processo de desoneração dos impostos incidentes sobre os livros, pois acabou, por exemplo, com a cobrança do PIS-Cofins sobre a comercialização do livro no Brasil. Outras das personalidades que já ganharam o prêmio José Olympio foram o escritor Pedro Nava, o jornalista Roberto Marinho, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o autor de novelas Manoel Carlos.

Durante a Bienal Internacional do Livro do Rio, o Senado apresentará mais de dez novos títulos do seu Conselho Editorial. Uma das publicações que deverá fazer sucesso no evento é a Coleção da Cidade do Rio de Janeiro, caixa comemorativa que inclui os títulos Memórias da Rua do Ouvidor, publicado em 1878, e Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro, lançada em dois volumes, nos anos de 1862 e de 1863.

Os dois livros, de autoria de Joaquim Manuel de Macedo, foram publicados originalmente pelo extinto Jornal do Comércio, no formato de artigos. Mantendo a tradição de comercializar suas publicações a preço de custo, o Senado está vendendo a caixa com a Coleção da Cidade do Rio de Janeiro por 30 reais. O estande do Senado está instalado na Avenida Mário de Andrade, no pavilhão vermelho do Riocentro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: