Senado aprova Niemeyer como Patrono da Arquitetura Brasileira

Da Redação | 26/04/2005, 00h00

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (26) o parecer favorável ao projeto de lei da Câmara (PLC 61/2004) que declara o arquiteto Oscar Niemeyer o Patrono da Arquitetura Brasileira. A matéria, de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), foi relatada pelo senador Marco Maciel (PFL-PE) na Comissão de Educação, que se manifestou pela sua aprovação. O projeto vai à sanção presidencial.

Marco Maciel ressalta, em seu relatório, que a proposta de Erundina tem como finalidade homenagear o arquiteto em razão de sua relevante contribuição para a renovação dos padrões arquitetônicos modernos, um feito reconhecido não apenas no Brasil, mas em diversas partes do planeta.

O senador acrescentou que não apenas Brasília, sua mais visível obra, mas inúmeros projetos seus entraram para a história da arquitetura, como o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), a contribuição para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a Torre de Defesa, em Paris, e a reurbanização de Algarve, em Portugal, dentre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: