Nilmário Miranda fala sobre morte de crianças indígenas na CDH

Da Redação | 25/04/2005, 00h00

O ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial de Direitos  Humanos, e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, vão participar da sexta audiência pública a ser realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre a morte de crianças indígenas por desnutrição. O debate será realizado na próxima terça-feira (26), às 12h, no plenário 2 da ala senador Nilo Coelho, conforme requerimento apresentado pelo presidente da CDH, senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS).

A audiência pública também deverá contar com a participação do subprocurador-geral da República e membro da 6ª Câmara (Índios e Minorias) do Ministério Público, Eugênio José Guilherme de Aragão. Ele vai falar sobre a questão indígena no Brasil, atendendo a requerimento do senador Romeu Tuma (PFL-SP).

Na quinta-feira (28), a desnutrição indígena continuará  a ser debatida em mais uma audiência pública na CDH. A pedido do senador João Capiberibe (PSB-AP), o encontro deverá contar com a participação do deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS), do representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em Mato Grosso do Sul, Egon Heck, e de Celso Aoki, membro do Projeto Kaiowá-Nhandeva (PKN) - entidade ligada ao movimento indígena organizado. O início da reunião está previsto para as 10h, na sala 13 da ala senador Alexandre Costa.

Ainda no dia 28, logo após a audiência pública sobre a desnutrição indígena, a CDH pretende instalar a Subcomissão Permanente do Idoso, conforme requerimento apresentado pelo senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Também está prevista a eleição do presidente e do vice-presidente desse novo colegiado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: