Efraim Morais pede a Lula que evite as incoerências do PT

Da Redação | 20/04/2005, 00h00

O senador Efraim Morais (PFL-PB) apelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que este zele pela credibilidade das instituições públicas, neste ano em que se comemoram duas décadas de redemocratização do país. Seu pedido foi feito após comentar em Plenário, nesta quarta-feira (20), reportagem da revista Veja que aponta crise de identidade no Partido dos Trabalhadores (PT).

O pefelista apontou algumas "incoerências" assinaladas por Veja no documento "Bases de um Projeto para o Brasil", recém-elaborado pelo PT. Efraim de Morais destacou a defesa concomitante da redução e do aumento da taxa básica de juros e o fato de se autodenominar reformista e socialista, como exemplos das contradições do partido governista. Tais declarações também fizeram Efraim apelar ao presidente Lula para que "não permita que a incoerência se aposse de seu partido".

- Sem instituições políticas fortes e acreditadas não há democracia, e sem isso não se constrói uma nação desenvolvida - alertou.

Efraim acusou ainda o governo petista de não ter projeto político-administrativo para o país, circunstância que o teria levado, por exemplo, a manter o modelo econômico do governo anterior que tanto condenava. Na sua opinião, os eleitores do PT devem andar se perguntando se ainda vale à pena acreditar nas promessas e soluções institucionais oferecidas em palanque pelo presidente Lula.

O parlamentar aproveitou a ocasião para comentar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a intervenção federal nos hospitais municipais do Rio de Janeiro por considerá-la inconstitucional. Ele se disse solidário ao prefeito César Maia, que teria sido vítima de uma "armação política".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: