Suplicy anuncia marcha do MST em defesa da reforma agrária
Da Redação | 13/04/2005, 00h00
No próximo dia 17 de maio, os trabalhadores rurais sem terra vão fazer um grande ato público na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em favor da reforma agrária e contra a violência no campo. A informação é do senador Eduardo Suplicy (PT/SP), que ocupou a tribuna, nesta quarta-feira (13), para exaltar o evento e, ao mesmo tempo, conclamar parlamentares e membros do governo a dialogar mais com as lideranças do movimento, em particular com as que representam o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
O senador anunciou, na última sexta-feira, que participou de reunião na cidade de Mirante do Paranapanema, São Paulo, ocasião em que 12 prefeitos discutiram a criação de associação para representar os interesses dos municípios que têm projetos de reforma agrária em andamento. Segundo o senador, houve unanimidade entre os presentes, que incluíam vereadores e representantes de entidades e partidos políticos, de que a reforma agrária tem sido um instrumento político e social importante para a geração de empregos e renda às famílias vinculadas à agricultura.
Na área compreendida pelos doze municípios representados no encontro, a reforma agrária, de acordo com Suplicy, permitiu o assentamento de 6 mil famílias e a geração de 20 mil empregos diretos.
O senador leu em Plenário manifesto assinado pelos prefeitos em apoio ao MST, que, de acordo com ele, estaria sendo discriminado por membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Reforma Agrária e Urbana (CPI da Terra), do Congresso Nacional. No manifesto, prefeitos do PMDB, PFL, PSDB, PT e PPS, entre outros partidos, ressaltam que o "MST trouxe esperança à população rural sofrida e que suas lideranças sempre se pautaram pela busca do diálogo".
Ao final do discurso, Suplicy frisou que o próprio papa João Paulo II, em sua passagem pelo Brasil, declarou que um grande estoque de terra só tem sentido, se orientado para a justiça social.
A marcha do MST será iniciada em Goiânia no dia lº de Maio e chegará a Brasília no dia 17. Ainda de acordo com Suplicy, a marcha deve mobilizar aproximadamente 11 mil pessoas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: