Comissão vota fim de restrições ao aproveitamento de disciplinas na universidade
Da Redação | 01/04/2005, 00h00
As instituições de ensino superior poderão ser impedidas de impor restrições ao aproveitamento de disciplinas cursadas pelo estudante no próprio estabelecimento ou em outro. Isso é o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 233/04, que pretende inserir essa previsão na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A matéria deverá ser votada pela Comissão de Educação (CE) na reunião desta terça-feira (5), marcada para as 11h.
De acordo com a proposição, o aproveitamento deve ser obrigatório e automático caso o aluno tenha cursado disciplinas que não sofreram alteração de conteúdo após mudanças curriculares. Apenas se as disciplinas tiverem sido cursadas há mais de dez anos é que o estabelecimento de ensino poderá condicionar a aceitação do crédito à aprovação prévia em teste específico. O relator da matéria é o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que apresentou parecer favorável ao PLS 233/04.
Ainda na área educacional, a pauta da CE traz o PLS 252/99, que altera a lei do salário-educação e tem voto favorável do relator, senador Geraldo Mesquita (PSOL-AC). Já o PLS 259/02 - Complementar, relativo à destinação de parte dos recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza para a educação infantil, que também deverá ir à votação na terça-feira, recebeu parecer pela rejeição da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).
A Comissão deve votar ainda o PLC 91/04, que dá o nome de Milton Santos ao Atlas Nacional do Brasil, publicado pelo IBGE; o PLS 302/04, que transforma em feriado nacional a data dedicada a Zumbi dos Palmares; e requerimento de informações do senador Hélio Costa (PMDB-MG) ao Ministério da Educação a respeito de matéria publicada no jornal O Globo, segundo a qual um erro contábil teria levado ao desvio de R$ 3,3 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os serviços sociais autônomos (Sistema "S").
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: