Mão Santa quer busto de Luís Eduardo no Plenário da Câmara

Da Redação | 16/03/2005, 00h00

O senador Mão Santa (PMDB-PI) sugeriu ao senador Heráclito Fortes (PFL-PI) que encomende a um artista piauiense a confecção de um busto do ex-deputado Luís Eduardo Magalhães e peça ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, que promova ações para que a obra de arte seja colocada no Plenário daquela Casa, ao lado do busto de Ulysses Guimarães.

O pedido do senador pelo Piauí foi feito ao seu conterrâneo Heráclito Fortes por dois motivos: o primeiro deles, a amizade que Heráclito desfrutava com Luís Eduardo, e o segundo, pelo fato dele já ter presenteado o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) com um busto do filho, confeccionado por um artista piauiense.

- Como deputado federal e presidente da Câmara, Luís Eduardo serviu com grandeza ao país, fazendo nascer leis boas e justas e dando exemplos de solidariedade, firmeza e dignidade. Da mesma forma que aqui no Senado temos um busto de Rui Barbosa, porque não se coloca, no Plenário da Câmara, o busto de um outro baiano que igualou-se em dignidade a Rui Barbosa - sugeriu Mão Santa.

Em aparte, Heráclito Fortes comunicou que, na ala Luís Eduardo Magalhães, da Câmara, já existe um busto do ex-presidente, confeccionado por um artista piauiense, a seu pedido. Ele lembrou que uma solenidade, que contou com a presença de toda a família do homenageado, serviu para inaugurar a obra de arte.

Já o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), lamentando não ter tido a oportunidade de conviver mais diretamente com Luís Eduardo, disse que a morte prematura do deputado baiano foi uma perda irreparável para o Brasil. Ele completou que, mesmo com seu desaparecimento precoce, Luís Eduardo deixou como legado sua memória, exemplo e ideais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: