Hélio Costa quer CPMI para investigar imigração ilegal de brasileiros

Da Redação | 16/03/2005, 00h00

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) encaminhou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta quarta-feira (16), requerimento de instalação de comissão mista parlamentar de inquérito (CPMI) para investigar a situação dos brasileiros que imigram ilegalmente para o Exterior. O parlamentar alerta que o aliciamento de jovens por quadrilhas ligadas ao tráfico internacional de pessoas tem levado à perda de bens e vidas.

Segundo informou, esses traficantes costumam cobrar R$ 30 mil para facilitar a entrada ilegal de brasileiros nos Estados Unidos e na Europa. Ele adverte que essa viagem é uma aventura que leva o imigrante muitas vezes à morte.

- Na semana passada, dois mineiros morreram ao tentar cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos - comentou. Além de cobrar maior assistência das autoridades consulares brasileiras aos imigrantes ilegais, Hélio Costa pediu aos líderes partidários na Câmara e no Senado que agilizem a indicação de seus representantes nessa CPMI. De acordo com o parlamentar mineiro, cerca de dois milhões de brasileiros vivem no Exterior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: