Crianças esperam por novas famílias

Da Redação | 07/03/2005, 00h00

Em Brasília existem cerca de 800 crianças abrigadas (nem todas passíveis de adoção) em 21 abrigos credenciados. Atualmente a Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito federal (TJ/DF) tem cerca de 240 famílias cadastradas para adoção e 92 crianças aptas a serem adotadas judicialmente.

Segundo informações do tribunal, essas crianças têm dificuldade de serem adotadas por serem maiores de 4 anos, outras por pertencerem a grupo de irmãos e as demais por serem portadoras de necessidades especiais.

Para 90% das famílias cadastradas, as crianças procuradas devem ter no máximo 18 meses. Pesquisas realizadas no país, apontam bebês brancos e do sexo feminino, como a preferência dos que estão na fila para adotar.

- Infelizmente ainda existe preconceito e há muitas crianças com mais idade e negras na espera por uma família - diz a presidente do Projeto Aconchego, Jandimar Guimarães.

Para o movimento, todas as mães adotantes precisariam ter direito a no mínimo 120 dias de licença-maternidade - independentemente da idade da criança.

- Hoje, conforme aumenta a idade da criança, menor o tempo de licença concedido à mãe, o que não é correto, visto que a criança maior de dois anos precisa de mais tempo para se adaptar à família - explica.

A afirmação é dada com amplo conhecimento de causa. Após adotar quatro crianças (dois bebês e dois maiores de 5 anos), Jandimar garante que o maior contato inicial é fundamental "porque a criança traz consigo a experiência do abrigo".

O Projeto Aconchego (www.projetoaconchego.org.br), instituído há três anos, estimula adoções e apadrinhamentos. O movimento já contribuiu para o processo de adoção de cerca de 50 famílias e para o apadrinhamento afetivo de pelo menos 25 crianças.


Licença-maternidade para adoção
Idade/Período
CLT
Lei 8.112
Até 1 ano
120 dias
90 dias
De 1 a 4 anos
60 dias
30 dias
A partir de 4 até 8 anos
30 dias
30 dias (não é estabelecida idade limite na lei)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: