Arthur Virgílio lembra plano trienal para o governo Jango
Da Redação | 02/03/2005, 00h00
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), lembrou características do Plano Trienal que Celso Furtado elaborou para o governo João Goulart. Segundo ele, o Plano pregava inflação baixa e crescimento econômico sustentado obtido por meio da contenção dos gastos públicos para assegurar sua melhor qualidade.
- Para fazer um paralelo com os dias de hoje, o governo Lula gasta muito e gasta mal - disse, durante sessão solene em homenagem ao economista, historiador e ex-ministro Celso Furtado.
Segundo Arthur Virgílio, Celso pregava que as reformas de base somente seriam possíveis depois de consolidadas as diretrizes do Plano Disse ainda que Celso Furtado, como ministro da Cultura do governo Sarney, foi o idealizador da política de incentivos fiscais para a produção artística e cultural que tão bons resultados gera, até os dias de hoje.
- Reverenciado na América Latina e respeitado na França, Celso Furtado me passa a noção da imortalidade. Apesar de falecido, sua obra continuará a ser estudada e debatida por muitas gerações, no Brasil e no mundo inteiro, porque ele acreditava naquilo que pregava- concluiu ArthurVirgílio.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: