Arthur Virgílio lembra o 60º aniversário do Holocausto

Da Redação | 25/02/2005, 00h00

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), lembrou o 60º aniversário do Holocausto, tenebroso episódio marcado pelos horrores do campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, com a morte de 1,5 milhão de pessoas, entre judeus, ciganos, eslavos e homossexuais, durante a segunda guerra mundial.

Ele pediu a transcrição de matéria do jornal O Estado de S. Paulo sobre o episódio, em que é entrevistado o jornalista Raymond Frajmund, sobrevivente de Auschwitz e hoje residente em Brasília, que narra os horrores que sofreu nas mãos dos nazistas. O jornalista conta, ainda sua recuperação e a nova vida depois que veio para o Brasil e se firmou como repórter fotográfico.

O editorial do jornal, citado por Arthur Virgílio, indaga como é possível um país como a Alemanha que deu ao mundo Kant, Goethe e Beethoven também possa ter dado o mal absoluto que foi Auschwitz e o nazismo de Hitler.

Para o senador, a pergunta que fica é de outro sobrevivente de campos de extermínio, Elie Weisel, Prêmio Nobel da Paz: "Será que o mundo alguma vez aprenderá?".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: