Pavan cobra de Lula perdão de dívidas de pequenos produtores do Sul

Da Redação | 24/02/2005, 00h00

O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) propôs nesta quinta-feira (24) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o perdão das dívidas dos pequenos produtores dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, cuja produção foi prejudicada em razão das chuvas ou da estiagem. Para ele, em vez de propor aos países ricos o perdão das dívidas dos países mais pobres, Lula deveria se preocupar com a população pobre do país.

O senador lembrou que Lula apresentou essa proposta, como noticiou a imprensa, em sessão do Fórum Social Mundial, em janeiro, em Davos, na Suíça.

- Considero louvável a proposta, mas o Brasil não está em condições de perdoar dívidas se temos dívidas com a nossa população, que está sendo penalizada ainda mais pelo governo com a edição de medidas provisórias e o aumento de impostos - argumentou.

De acordo com Pavan, os cerca de 1,2 mil agricultores prejudicados pelas mudanças climáticas não estão pedindo ao governo federal o perdão de suas dívidas, mas a prorrogação dos compromissos assumidos com os bancos.

Pavan também criticou a edição de novas medidas provisórias pelo governo federal após a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados.

- Após a eleição na Câmara, que foi um protesto contra a edição de medidas provisórias, o governo edita mais nove medidas - lastimou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: