Arthur Virgílio protesta pelo menor peso do inglês nas provas do Itamaraty
Da Redação | 14/01/2005, 00h00
O senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB e diplomata licenciado, enviou carta aberta ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, protestando contra a decisão do Itamaraty de retirar o caráter eliminatório da prova de inglês na primeira fase dos concursos do Instituto Rio Branco, que seleciona e prepara os diplomatas brasileiros.
Em tom irônico, Arthur Virgílio afirma ser a decisão uma "tolice da grossa" e a qualifica como um protesto "simbólico' contra os EUA, ao minimizar a importância do idioma "mais importante do mundo, ainda". Para ele, se o Itamaraty passasse a exigir de seus diplomatas que tivessem perfeição em outros idiomas, comojaponês, alemão ou árabe, além do inglês, a decisão mereceria aplausos. O líder do PSDB entende que, minimizando o peso do inglês, o governo está nivelando "por baixo".
Depois de afirmar que já atirou pedras nos vidros do Consulado dos EUA no Rio, Arthur Virgílio diz que aprendeu que "a questão não é amar ou odiar os Estados Unidos,porém reconhecer seu peso enorme, até incômodo, na cena mundial".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: