Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha terá o nome de Carlos Drummond de Andrade
Da Redação | 01/12/2004, 00h00
Conforme parecer ao projeto de lei da Câmara (PLC 83/03) aprovado nesta quarta-feira (1º) pelo Plenário, o Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (MG) passará a ser denominado Carlos Drummond de Andrade, para homenagear o poeta, falecido aos 85 anos, em 17 de agosto de 1987. A matéria, de autoria do deputado Jaime Martins, recebeu parecer favorável do relator, senador Aelton Freitas (PL-MG), na Comissão de Educação. A proposta vai à sanção presidencial.
No encaminhamento da votação, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) cumprimentou Aelton Freitas pelo parecer e destacou a importância de homenagear o poeta mineiro, cuja obra é reconhecida internacionalmente.
Segundo o relatório de Aelton Freitas, o deputado que propôs a nova denominação para o aeroporto lembrou que Carlos Drummond de Andrade, nascido em Itabira no dia 31 de outubro de 2002, viveu por 18 anos em Belo Horizonte, onde se lançou como poeta. Os anos vividos por Drummond na capital mineira devem ser inscritos "na história de Belo Horizonte" e na lembrança da população local, afirma o deputado.
"Nada mais justo que a homenagem proposta de dar ao aeroporto da Pampulha, obra arquitetônica nascida dos mesmos preceitos modernistas que nutriram a produção literária do homenageado, constitui bela metáfora para ilustrar a ligação de Minas com outros lugares e culturas, para o que tanto contribuiu o mencionado caráter universal que a obra de Drummond adquiriu", diz Aelton Freitas na análise da matéria.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: