Romeu Tuma faz discurso poético em homenagem a Arafat

Da Redação | 24/11/2004, 00h00

O caráter singular do líder palestino Yasser Arafat, homenageado pelo Senado nesta quarta-feira (24), foi invocado e serviu de inspiração a discurso poético do senador Romeu Tuma (PFL-SP). Além de lembrar os passos de Arafat, os traços de sua personalidade e suas ações pela construção de um estado palestino independente, Tuma leu o poema Brilho Singular do Olhar, de sua autoria, em que realça as convicções e singularidade das ações dessa liderança mundial.

Na opinião de Tuma, Arafat evidenciava traços incomuns na composição de seus atos e de sua personalidade.

- Não é fácil dedicar uma vida toda ao sonho de um povo, à respeitabilidade desse povo - comentou, observando que a missão exige determinação, perseverança e disciplina, elementos que compunham a alma de Arafat.

Ao homenagear o líder palestino, Tuma fez uma rápida retrospectiva da atuação em prol da causa de seu povo. Lembrou da fundação do Fatah, movimento nacionalista que originou a Organização para a Libertação da Palestina (OLP); do comando de milícias que promoviam ataques contra Israel e atentados contra alvos israelenses ao redor do mundo; da conquista do prêmio Nobel da Paz.

- Um líder tem que compor nas suas ações os traços da emoção e da razão. Arafat, um líder nato, além de possuir essa característica, possuía uma macro-visão de como cativar e cultivar o espaço para um povo sonhar em suas crenças no seu espaço, realizando e idealizando suas convicções - declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: