Congresso faz sessão pelo Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher

Da Redação | 24/11/2004, 00h00

O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) abriu a sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, que transcorre nesta quinta-feira (25). Na Mesa, foram registradas as presenças das primeiras damas do Brasil, Marisa Silva, e do Peru, Eliane Toledo; da secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire; e da secretária Especial de Políticas de Igualdade Social, Matilde Ribeiro. A abertura da sessão foi marcada pela apresentação do Coral de Crianças da Escola das Nações, de Brasília.

A primeira oradora, e autora do requerimento pela solenidade, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), lembrou o escritor norte-americano Jack London, que disse ser o homem "o único animal que se diferencia dos demais por agredir as suas fêmeas".

Na tribuna, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) pediu políticas públicas para a proteção da mulher e punições mais severas para os responsáveis por agressões contra as mulheres. O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) condenou a prática do turismo sexual, assunto que também foi tema de uma comissão mista parlamentar de inquérito coordenada pela senadora Patrícia Sabóia Gomes (PPS-CE), a qual investigou a exploração sexual de crianças e adolescentes no país.

> Valadares condena agressões contra mulheres

> Lúcia Vânia critica leis que discriminam mulheres

> Serys diz que 70% dos casos de violência contra a mulher ocorrem dentro de casa 

> Ideli: "violência não tem classe ou raça" 

Senado homenageia o líder palestino Yasser Arafat

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: