Garibaldi faz relato sobre viagem à ONU

Da Redação | 18/11/2004, 00h00

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) fez um breve relato de sua viagem à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, onde representou o Senado Federal na qualidade de observador dos trabalhos daquela instituição. Ele disse que pôde constatar os desafios que continuam a cercar o trabalho ali desenvolvido desde o final da Segunda Guerra Mundial (1945) em defesa da paz mundial.

Garibaldi ressaltou que a ONU tem perseguido uma utopia chamada "Declaração do Milênio", que estabeleceu metas a serem cumpridas num prazo muito curto, como a eliminação da fome no planeta. O senador disse que a instituição prepara-se para fazer um balanço dos primeiros cinco anos e já reviu o prazo para cumprimento das metas projetando soluções e resultados talvez para o ano de 2140.

- O papa Paulo VI já disse que o novo nome da paz é desenvolvimento. Apesar de ter sucumbido à força dos Estados Unidos, a ONU ainda é a esperança diante da tensão que vive o mundo hoje. Tenho fé que a ONU fará uma reforma nos seus estatutos para ter maior representatividade diante da nova realidade mundial, da globalização - afirmou.

Garibaldi também defendeu a candidatura do Brasil a um assento no Conselho de Segurança da ONU. Ele explicou que o conselho tem cinco países-membros permanentes e dez eleitos a cada ano. O Brasil entraria nesse último grupo, disputando com Alemanha, Japão e Índia. Para ele, com esse posto o Brasil refletiria a liderança que exerce na América Latina.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: