Pavan: governo prejudica Santa Catarina na distribuição de recursos públicos

Da Redação | 10/11/2004, 00h00

O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) criticou em Plenário o governo federal por prejudicar Santa Catarina na repartição do bolo de impostos. De acordo com o parlamentar, o estado é o 7º em arrecadação, mas apenas o 11º no recebimento de recursos federais.

Pavan reclamou também da morosidade no envio das verbas, que causa prejuízos a empresários, desemprego, fome, miséria, crimes, mortes e até a perda da auto-estima dos cidadãos catarinenses. Apesar desses atrasos, lamentou o senador, os aliados do governo vão a público se vangloriar da liberação de dinheiro.

- Todos nós sabemos que muitas coisas só estão acontecendo graças à oposição responsável, que não se cansa de cobrar o que é direito dos estados, dos municípios e do país - afirmou o parlamentar.

Ele deu como exemplo a internacionalização do Aeroporto de Navegantes (SC), que só foi aprovada por pressão de prefeitos, vereadores, deputados, senadores e do governador do estado. Ocorre que, até o momento, o governo federal não tirou a decisão do papel, prejudicando o turismo e os negócios de Santa Catarina.

Pavan também fez referência em seu discurso a "uma parlamentar" de Santa Catarina que o tratou com deselegância e falta de educação, tendo atribuído a ele o epíteto de "senador da bengala". O senador classificou a parlamentar de "mal-humorada" e explicou que usa bengala em terreno irregular em razão de seqüela deixada por cirurgia no joelho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: