Fátima Cleide defende criação do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude

Da Redação | 26/10/2004, 00h00

Projeto da senadora Fátima Cleide (PT-RO) que dispõe sobre a criação do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude já está sob a análise da Comissão de Educação(CE), onde será votado em decisão terminativa. A senadora propõe que a data seja comemorada anualmente no dia 20 de março, dia em que a Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (Assistej) busca mobilizar todos os países para o tema.

Para Fátima Cleide, o teatro, "que tem sido uma das mais fortes expressões artísticas e vivenciais das diversas sociedades", é uma atividade que, no Brasil, sobrevive sem o devido apoio da iniciativa privada e do Poder Público. Na proposta, ela explica que, por estar sempre à mercê de problemas financeiros, o teatro tem dificuldades de crescimento.

- Ainda que o setor conte com dramaturgos, escritores, encenadores, músicos e diretores de grande talento, essa atividade não se tem revelado como auto-sustentável - destacou, defendendo a idéia de que a atividade teatral deve ser incrementada. A senadora pediu apoio para a atividade, lembrando o potencial formador, não apenas educativo, mas de configuração da sensibilidade estética e artística de crianças e jovens.

Em sua opinião, a criação do Dia Nacional do Teatro propiciará maior interação entre os artistas e empresários, o público, e os patrocinadores, prefeituras, governos estaduais e federal e dará continuação à tradição do teatro infantil brasileiro.

O projeto foi entregue ao senador Aelton Freitas (PL-MG), que atuará como relator da matéria na CE.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: