Senado fará última votação de projeto que garante exame preventivo de câncer em mulheres
Da Redação | 04/10/2004, 00h00
O Plenário do Senado deve realizar nesta quinta-feira (7) votação em turno suplementar de projeto que garante a realização gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país, de exames preventivos de cânceres de mama e ginecológico. Terão direito ao exame de colo de útero todas as mulheres com vida sexual ativa, enquanto as mamografias passam a ser direito de mulheres com mais de 40 anos.
Os senadores votarão um substitutivo da senadora Fátima Cleide (PT-RO) a um projeto oriundo da Câmara (PLC 39/00). Por causa das alterações feitas pelo Senado, a matéria voltará ao exame dos deputados.
Conforme o parecer de Fátima Cleide, esses dois tipos de câncer são os que mais atingem as mulheres e a descoberta das doenças o mais rápido possível aumenta as chances de cura. Caso haja necessidade, as mulheres devem ser encaminhadas para exames de maior complexidade, sendo-lhes garantidos tratamentos adequados em caso de confirmação de câncer.
A senadora afirma que o Ministério da Saúde já desenvolve programas de apoio às mulheres nesses casos, mas "na prática não há uma cobertura satisfatória".
"A muitas brasileiras não é oferecido nem mesmo o mais simples dos exames previstos no projeto, que é o citopatológico do colo uterino. Em muitos lugares, a oferta dessa exame não é regular, estando presente apenas durante campanhas sem periodicidade fixa", afirma Fática Cleide.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: