Especial da Rádio Senado relembra os 25 anos da Lei da Anistia
Da Redação | 26/08/2004, 00h00
A Rádio Senado apresenta nesta sexta-feira (27) o programa Anistia - 25 Anos. Em formato de radiodramaturgia, o programa conta a história de todo o processo que culminou com a promulgação da Lei da Anistia, em 28 de agosto de 1979, pelo então presidente João Figueiredo. A lei possibilitou a devolução dos direitos políticos a inúmeros militantes de oposição e o retorno ao Brasil dos exilados políticos.
A história é ambientada em uma redação de rádio, em agosto de 2004. Três repórteres e uma estagiária trocam idéias sobre a situação dos perseguidos pelo regime militar, a partir de 1964, e sobre os movimentos pela anistia que começaram a surgir logo após o golpe. Cada um fala de entrevistas feitas com pessoas que tiveram que viver no exílio, como o senador João Capiberibe (PSB-AP), ou lutaram pela anistia, como o deputado federal Sigmaringa Seixas (PT-DF), que foi advogado de presos políticos, e a advogada Therezinha Zerbini, líder do Movimento Feminino pela Anistia.
O programa comemora os 25 anos da lei que permitiu a volta de presos e exilados à vida política nacional, e faz uma menção especial ao então senador Teotônio Vilela, que percorreu o país para fazer campanha pela anistia.
O especial Anistia - 25 Anos vai ao ar às 18h de sexta (27) e será reapresentado no sábado (28) em dois horários: 12h e 19h, pela Rádio Senado FM (91,7 MHz). Na Internet, o programa poderá ser acessado no endereço www.senado.gov.br/radio.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: