Serys destaca decisão da presidente filipina de retirar tropas do Iraque

Da Redação | 03/08/2004, 00h00

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) elogiou a decisão da presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, de determinar o retorno àquele país do contingente militar que prestava serviços auxiliares às tropas de ocupação no Iraque. A decisão visou salvar a vida de um motorista de caminhão que fora seqüestrado e ameaçado de morte, caso as tropas filipinas não saíssem do Iraque.

Para a parlamentar, tratou-se de uma atitude de grandeza imensa, que precisa ser salientada. Serys citou a dependência financeira e militar filipina dos Estados Unidos como forte razão para que Arroyo não cedesse aos seqüestradores.

- Foi preciso uma mulher no governo de um país periférico para mostrar os caminhos do humanismo e da verdade, situando a vida humana acima dos interesses econômicos – disse, acrescentando que, se muitos tiverem a coragem de tomar gestos aparentemente pequenos como estes, os tiranos poderão ser eliminados do planeta. Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu que Serys enviasse cópia de seu discurso à embaixada das Filipinas em Brasília e também para a presidente Arroyo.

A senadora registrou ainda o início da 2ª Conferência Nacional por uma Educação no Campo, que acontece esta semana em Luziânia (GO). Ela citou a presença, na abertura da conferência, do ministro da Educação, Tarso Genro, para salientar a diferença de postura deste governo com o anterior, cujo ministro da Educação não compareceu à 1ª Conferência. Ela também destacou a realização do 3º Fórum Mundial de Educação, que está acontecendo em Porto Alegre.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: