Borhausen informa que PFL tentará suspender conta de fundo partidário do PT
Da Redação | 02/08/2004, 00h00
O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) informou nesta segunda-feira (2), em Plenário, que o PFL entrou com ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o PT, pedindo a suspensão, por um ano, do recebimento pelo partido da cota dos recursos do Fundo Partidário. A decisão foi motivada pelas denúncias de que o Banco do Brasil teria patrocinado uma festa, com a participação da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, com o objetivo arrecadar fundos para a construção da nova sede do partido. O Banco do Brasil teria adquirido ingressos para a festa no valor de R$ 70 mil, segundo denúncias da imprensa.
A pena para o recebimento de doação irregular por partidos, conforme o senador, é justamente a suspensão do recebimento do fundo partidário por uma ano, o que, no seu entendimento "é pouco para a punição de prática moralmente tão nociva à administração pública, inclusive por envolver um partido que governa o país".
- Pensávamos que durante o recesso do Congresso somente a partir de 12 de julho, o governo melhorasse seu comportamento, sua conduta – disse o senador, lamentando que tenha ocorrido justamente o contrário nesse período, quando mais denúncias foram feitas pela imprensa conta o governo, inclusive incluindo o nome do presidente do Banco Central.
O senador acrescentou que o PFL também entrou com pedido de auditoria no Banco do Brasil junto ao Ministério Público para apurar a contabilidade das doações do banco.
Santa Catarina
Jorge Bornhausen também protestou contra o corte de R$ 60 milhões aprovados na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que seriam destinados à duplicação da BR-101, no trecho sul, que abrange Santa Catarina. O senador ressaltou a importância da estrada para a economia do país, lembrando que recursos da mesma ordem foram liberados na votação da LDO para efetuar a quitação do pagamento do novo avião presidencial.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: