Valmir Amaral homenageia a Marinha do Brasil

Da Redação | 22/06/2004, 00h00

O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) homenageou a passagem do Dia da Marinha Brasileira, ocorrida a cada 11 de junho, data em que se comemora também o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, em 1865, e que praticamente definiu os rumos da Guerra do Paraguai. Segundo ele, a "valorosa" atuação da Marinha é fator importante para que o Brasil assuma a sua verdadeira dimensão no cenário internacional, "contribuindo para um futuro de paz e de maior igualdade entre os povos".

Valmir Amaral fez um relato da atuação da Marinha em episódios considerados históricos, a exemplo da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Para ele, apesar da precariedade dos equipamentos, a Marinha teve destacada participação nas ações contra o poderio bélico dos alemães e na proteção dos navios mercantes que trafegavam no Oceano Atlântico.

O senador pelo Distrito Federal enalteceu ainda as ações levadas à frente pela Marinha nos setores social, econômico, científico e tecnológico, como o atendimento a populações ribeirinhas da Amazônia e a assistência médico-hospitalar oferecida pelos navios-hospital.

Valmir Amaral também destacou a atuação da Marinha na proteção do mar territorial brasileiro, a participação dela no programa nuclear, no ensino profissional marítimo e construção naval, além do setor de segurança de navegação. Ele elogiou ainda os projetos científicos em física, química, biologia e meio ambiente que a Marinha vem realizando na Antártica, com destaque para a pesquisa relacionada às mudanças climáticas da região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: