Hélio Costa diz na reunião da CE que debates sobre venda da Embratel geraram resultados

Da Redação | 04/05/2004, 00h00

Durante a reunião da Comissão de Educação (CE) desta terça-feira (4), o senador Hélio Costa (PMDB-MG) elogiou o trabalho que o colegiado vem realizando por ter promovido uma série de audiências públicas sobre a venda da Embratel para a Telmex. O senador informou que vários assuntos debatidos nas audiências geraram resultados. Um deles foi a sugestão, encaminhada ao Executivo pelo ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, para que governo compre ações preferenciais especiais da Embratel com poder de voto na empresas Star One, que será vendida junto com o complexo, e que tem o controle de satélites.

A preocupação é especialmente com a transmissão de dados de setores estratégicos do governo, observou o parlamentar.

- Isso é uma garantia importantíssima. Assim o governo terá controle de transmissões estratégicas e muito importantes - afirmou Costa, que também destacou a importância de o governo cobrar manutenção de empregos apesar da venda da empresa.

O presidente da CE, senador Osmar Dias (PDT-PR), afirmou que com resultados assim a CE sente estar cumprindo sua responsabilidade. O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) pediu a inclusão do nome do professor Ronaldo Laranjeira, especialista na pesquisa sobre drogas e álcool, entre os convidados a participar de audiência pública que debaterá o projeto de lei que regula a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Durante a reunião, o senador Almeida Lima (PDT-SE) criticou a reportagem de capa da revista Isto É desta semana, cujo título afirma que "a juventude brasileira é careta" porque adota hábitos conservadores, como não fumar maconha. O senador considera uma infelicidade a afirmação e acredita que nenhum jovem vai querer ser chamado de careta e por isso poderá ser levado a fazer coisas condenadas pelo senso comum ou mesmo proibidas.

O senador Hélio Costa afirmou que a reportagem diz que a juventude é conservadora e que hoje a palavra careta tem um lado positivo, de pessoas que se preservam. O senador Osmar Dias sugeriu que Almeida Lima apresente pessoalmente a crítica ao representante da revista Isto É na audiência pública a ser realizada pela comissão na quarta-feira (5).

O senador Edison Lobão (PFL-MA) lembrou que a revista é um dos principais veículos da mídia brasileira e tem prestado relevantes serviços à sociedade.

- A Isto É não pode estar fazendo proselitismo do tóxico e do que é errado. A reportagem não deu opinião pessoal, nem emitiu juízo de valor. Apenas divulgou pesquisa que reflete o que pensa a juventude brasileira. Não devemos atribuir aos editores e redatores esse papel - afirmou Lobão.

O senador Papaléo Paes sugeriu que a frase colocada na capa da revista deveria ser analisada diante de jovens, porque no mínimo é uma frase que gerou polêmica. "Se fosse na nossa época de adolescência não acharíamos bom ser chamados de caretas", destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: