Sarney promete apoio a projetos de incentivo ao esporte

Da Redação | 20/04/2004, 00h00

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (20) o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, que lhe pediu apoio para projetos do Executivo destinados a incentivar o investimento privado em desporto no Brasil. De acordo com o ministro, o presidente do Senado revelou grande simpatia por esses projetos, reconhecendo que o investimento em esporte retorna em outras áreas sociais.

À saída da audiência, o ministro citou recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo o qual, cada dólar investido no esporte resulta na economia de 3,2 dólares na saúde. Ele disse também que em todo investimento que signifique ocupar a juventude de forma saudável, investe-se no desenvolvimento intelectual e físico da população, deixando a juventude longe da violência.

- Não tem nada mais barato e produtivo que o esporte para o desenvolvimento humano e por isso nossos projetos têm todo o apoio do presidente Sarney - disse o ministro.

De acordo com Agnelo Queiroz, na meta de uma agenda positiva para o Ministério do Esporte, um parceiro valioso é o Poder Legislativo, "sobretudo em iniciativas que vão ampliar o financiamento e mudar completamente a vida do esporte no Brasil".

Ele lembrou que tramita no Senado o projeto Bolsa-Atleta, que vai ajudar individualmente os esportistas, contemplando desde aquele apresenta talento na fase estudantil até um atleta olímpico, ou pan-americano. E anunciou que chegará ao Congresso, nos próximos dias, projeto de incentivo fiscal ao esporte, que vai estimular a iniciativa privada a financiar essa atividade no Brasil.

- Estamos considerando esse projeto uma revolução no financiamento do esporte no nosso país - disse.

Na mesma tarde, o presidente do Senado recebeu o presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, em visita de cortesia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: