Heloísa: drama do desemprego exige discussão da política econômica

Da Redação | 13/04/2004, 00h00

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) defendeu nesta terça-feira (13) a discussão da política econômica, por entender que leva ao drama do desemprego, "o pior do sistema capitalista". Ela disse que tragédias como a do homem que ateou fogo ao próprio corpo em frente ao Palácio do Planalto ficam ocultas sob as "frias estatísticas".

Segundo a senadora, a análise correta dos levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) permite facilmente a vinculação entre desemprego e miséria, desestruturação das famílias, prostituição e marginalização dos jovens. A parlamentar alagoana observou que é o desemprego a principal causa da atração da juventude pelo narcotráfico.

Heloísa Helena lamentou que, ao invés de adotar políticas adequadas, o governo se utilize de "farsas" como as reformas da Previdência e tributária, que além de não propiciarem justiça social fracassaram como indutoras do crescimento econômico. No caso da tributária, permitiu inclusive o que ela chamou de "saque" de 20% dos recursos do Orçamento da União pelo governo federal, o que retirou verbas da segurança pública essenciais no combate ao tráfico de drogas.

- Essa política só é boa para os especuladores e para os gigolôs do Fundo Monetário Internacional, aos quais o governo se ajoelha - disse Heloísa. Ela citou dados que demonstram o aumento da concentração de riqueza no país e protestou contra a diminuição de R$ 22 bilhões na renda disponível para o consumo das famílias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: