CAE vai analisar o caso Ambev
Da Redação | 06/04/2004, 00h00
Denúncia publicada pela imprensa dando conta de que houve manipulação de informações na recente aliança empresarial entre a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) e a belga Interbrew, gerando prejuízos superiores a R$ 1 bilhão aos detentores de ações preferenciais, ou seja, sem direito a voto, será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A data ainda será marcada.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (6), com a aprovação de requerimento do senador Demostenes Torres (PFL-GO). Na justificativa do requerimento, o senador informa, com base na reportagem da revista IstoÉ/Dinheiro, datada do último dia 17 de março, que dirigentes da Ambev manipularam informações e obtiveram lucro na transação, em prejuízo de acionistas portadores de títulos preferenciais. O negócio, lembrou Demostenes Torres, foi apontado como o maior do mundo na área de cervejaria.
Deverão comparecer à audiência pública o presidente do Conselho de Administração da Ambev, Marcell Telles; o co-presidente do companhia, Victorio de Marchi; o presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), Sérgio Rosa; o presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Brasil, Valmir Camilo; o presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, Raymundo Magliano Filho e o presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Luiz Cantidiano.
A CAE aprovou ainda requerimento do senador César Borges (PFL-BA) propondo audiência pública com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, para debater a possível recriação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Outro requerimento acolhido pela CAE é o da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), que substituiu o nome do ministro do Planejamento Guido Mantega pelo nome do secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, na audiência pública que o colegiado fará, em breve, sobre a possível privatização do Banco do Estado do Pará (Banpará).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: