Comissão de Inteligência e CRE tomam depoimento de informante de agência norte-americana

Da Redação | 05/04/2004, 00h00

Em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência tomará nesta terça-feira (6), às 18h30, o depoimento do "senhor Maurício", colaborador brasileiro de agências norte-americanas de inteligência baseadas no país. Ele falará sobre as informações prestadas pelo ex-chefe no Brasil do Federal Bureau of Investigations (FBI) - a polícia federal norte-americana - Carlos Alberto Costa à revista Carta Capital. Na reportagem, Costa denuncia que a Polícia Federal brasileira estaria sendo "comprada" pelos Estados Unidos.

Em data a ser acertada, Costa também será ouvido por ambas as comissões, que são presididas pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Durante reunião na semana passada da CRE, Suplicy anunciou que a denúncia seria tema de outras reuniões, neste mês, da comissão mista. Deverão ainda ser convidados a falar sobre o tema o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda; e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Felix.

Ao anunciar as duas reuniões, Suplicy disse que já havia conversado sobre o assunto com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), autor de um requerimento em pauta na reunião da semana passada da CRE, que estabelecia a convocação de Thomaz Bastos e de Jorge Armando Felix. As reuniões da comissão mista, adiantou o senador, poderão ser reservadas. Participam desta comissão os presidentes das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e do Senado e os líderes da maioria e da minoria de cada Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: