Reginaldo Duarte registra aniversário do nascimento de Padre Cícero

Da Redação | 25/03/2004, 00h00

O senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (25), os 160 anos do nascimento do padre e político Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, considerado por ele como "o maior cearense do século 20". Reginaldo relatou a trajetória do religioso nascido no Crato (CE), a quem são atribuídos milagres como a transformação de hóstias em pastas de sangue, fenômeno que teria se repetido por dois anos. De acordo com o senador, os milagres atraíram multidões a Juazeiro, mas na ocasião provocaram o afastamento do padre pela Igreja Católica.

- Até hoje Juazeiro atrai mais de um milhão de fiéis que não poupam sacrifícios, todos os anos, para agradecer os milagres recebidos. Ultimamente sua vida tem sido estudada no Brasil e no exterior - afirmou, salientando o interesse de acadêmicos e de romeiros na vida do padre.

O senador destacou o trabalho do Padre Cícero em favor da geração de renda para a pequena comunidade de Juazeiro, por meio de artesanato e da organização de uma irmandade leiga.

- Ele projetou Juazeiro no cenário nacional, transformando o pequeno município na mais importante cidade do interior cearense. Atuou fortemente na valorização dos costumes da população, agindo no combate ao excesso de bebidas alcoólicas e no combate à prostituição. O povoado passou a experimentar uma harmonia nunca vista na região - disse o senador.

O parlamentar mencionou também a carreira política de Padre Cícero, que lutou pela emancipação política de Juazeiro do Norte, foi seu prefeito por 12 anos e chegou a deputado federal em 1926. Padre Cícero, lembrou Reginaldo, também participou da revolução de 1914, que tinha o objetivo de depor o então presidente do Ceará, coronel Franco Rebelo.

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-CE) elogiou o discurso de Reginaldo e destacou a história de Padre Cícero "é mais que uma lenda, é um esteio da fé nordestina". O senador Mão Santa (PMDB-PI) também elogiou o discurso em homenagem a Padre Cícero e disse que "ele era o único que pacificava Lampião".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: