Siqueira comemora boa colocação do TO no IDJ

Da Redação | 16/03/2004, 00h00

O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) comemorou nesta terça-feira (16) a 13ª colocação do estado do Tocantins no Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ), medido pela Unesco e divulgado na segunda-feira (15). O relatório do IDJ, explicou o senador, retrata a realidade do jovem brasileiro e utiliza o banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eduardo disse que Tocantins, por ser o último estado criado e ter uma arrecadação pequena, apresenta uma renda per capita dentre as três mais baixas do país. Mas, nos últimos 15 anos, houve avanços consideráveis.

- Se levarmos em conta os repasses de recursos da União e o aporte de investimentos, Tocantins estaria em último lugar no IDJ - afirmou.

Para o senador, é inegável o exemplo que o Tocantins dá no reordenamento territorial e econômico do Brasil, pois não representa despesa para a União.

- Tocantins já nasceu com responsabilidade fiscal graças à mentalidade daqueles que nos governaram. Não há uma estrada estadual em más condições e o maior crescimento municipal registrado pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o de São Félix do Jalapão - acrescentou.

A senadora Ideli Salvati (PT-SC) disse que está sendo elaborado o Plano Nacional da Juventude, para criar uma estrutura capaz de dar atenção especial aos problemas específicos da juventude brasileira, como a gravidez precoce, o desemprego e as mortes violentas que atingem 40 mil jovens por ano nas grandes cidades.

O senador Osmar Dias (PDT-PR) disse ter constatado pessoalmente o que acontece no Tocantins. Ele disse que encontrou muitos paranaenses investindo no estado e entusiasmados com a infra-estrutura disponível.

- Tenho certeza que o Tocantins será, em pouco tempo, um dos principais estados do país - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: