Sérgio Guerra contesta declarações favoráveis a controle externo do Ministério Público e da imprensa

Da Redação | 19/02/2004, 00h00

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) solicitou a transcrição nos Anais do Senado de artigo da jornalista Dora Kramer, intitulado "A pedagogia do vale-tudo", publicado no Jornal do Brasil, no qual ela contesta declarações favoráveis ao controle externo da imprensa e do Ministério Público, atribuídas ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, pelo presidente do PT, José Genoíno, e pelo deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

- O texto mostra a contradição daqueles que, muito embora hoje façam parte do governo, no passado entregaram seus anos de juventude à causa da restauração democrática - afirmou Sérgio Guerra.

No artigo citado pelo senador, Dora Kramer afirma que a imprensa e o Ministério Público já funcionam sob controle da sociedade. Podem até não funcionar bem, admite ela, mas, ao contrário do Judiciário, já estariam permanentemente expostos ao julgamento público. A jornalista observa, ainda, que o partido de Dirceu, Genoíno e Greenhalgh teve no passado grande aproximação com jornalistas e procuradores.

"Quando, anos atrás, boa parte do Ministério Público e parcela considerável de jornalistas juntaram-se para produzir uma inesgotável usina de escândalos, foi o PT quem sustentou politicamente o que hoje chama de "exageros"", diz Dora Kramer no artigo mencionado pelo senador Sérgio Guerra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: