João Tenório diz que fracasso na condução da economia aumenta trabalho informal
Da Redação | 19/02/2004, 00h00
O senador João Tenório (PSDB-AL) afirmou que o fracasso na condução da economia do país estimula o aquecimento do trabalho informal (sem carteira assinada) ou, no máximo, a criação de postos de péssima qualidade.
- Falou-se em espetáculo do crescimento, mas o que se viu foi aumento da concentração de renda e a terceirização dos serviços - acrescentou.
João Tenório pediu a inserção, nos Anais do Senado, de matéria publicada no dia 24 de janeiro último, no jornal Correio Braziliense , sob o título "País sem emprego". O texto contém dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, conforme afirmou o senador, apontaram a estagnação da economia no primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, refletida no poder aquisitivo e na alta do desemprego.
Ainda segundo o senador, a matéria alerta para o fato de que a comemoração da queda na taxa de desemprego em dezembro passado - que ficou em 10,9%, maior, inclusive, que a de dezembro de 2002, de 10,5% - deve-se à contratação de trabalhadores temporários. Isso indica, observou João Tenório, que quando esses contratados forem dispensados, "a taxa de desemprego irá às alturas".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: