Lula promoveu espetáculo de crescimento dos lucros dos bancos, diz José Jorge
Da Redação | 18/02/2004, 00h00
O senador José Jorge (PFL-PE) disse nesta quarta-feira (18) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falhou na sua promessa de promover "o espetáculo do crescimento econômico". O que se viu em 2003, segundo o parlamentar, foi um espetáculo de crescimento do lucro dos bancos, que chegou a 6,7% na soma das sete maiores instituições, atingindo R$ 13,39 bilhões.
Citando reportagens publicadas nesta quarta, José Jorge chamou a atenção para o fato de que bancos como o Itaú obtiveram lucro de R$ 3,1 bilhões. Esse desempenho contrariou a expectativa de que o governo Lula não seria bom para os bancos, em razão da histórica aversão do PT ao setor financeiro.
- O pior é que esse lucro foi produzido pelas altas taxas de juros fixadas pelo governo para consertar a economia, sem, no entanto, consertá-la - lamentou o senador.
Para os trabalhadores, o resultado foi exatamente o oposto, conforme assinalou José Jorge. Ele observou que no ano passado, em razão do crescimento econômico próximo de zero, houve queda no emprego, especialmente na indústria, e aumento do desemprego.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: