César Borges considera irrisória quantia destinada às estradas da Bahia

Da Redação | 10/02/2004, 00h00

O senador César Borges (PFL-BA) considerou irrisórios os R$ 7,5 milhões que o Ministério dos Transportes liberou para a recuperação das estradas baianas. Ele disse nesta terça-feira (10) que hoje já são 78 municípios em situação de emergência e 2 em estado de calamidade na Bahia e que pontes estão destruídas e estradas interditadas. As chuvas destruíram diversos trechos das BRs 110, 407 e 116, além de importantes rodovias estaduais da Bahia, detalhou o senador.

O problema não está só nas estradas, mas também nas ferrovias e portos, de acordo com César Borges. No setor ferroviário, nem o governo nem os concessionários do serviço têm realizado os investimentos necessários para a expansão desse modal no Brasil.

Apesar do baixo custo, que traria mais competitividade ao produto brasileiro, o setor ferroviário responde por apenas 9% do transporte de cargas do país. Já o setor portuário, acrescentou o senador, caminha para o colapso na Bahia, conforme reportagem do jornal Gazeta Mercantil da última sexta-feira (6).

- É preciso, portanto, que o governo aja rapidamente no sentido de recuperar e modernizar a nossa infra-estrutura, garantindo as condições necessárias para que o país possa crescer e gerar os empregos tão esperados pelo povo brasileiro - defendeu o senador.

Falecimento

César Borges registrou ainda o falecimento do administrador José Haroldo Castro Vieira. Filho e neto de cacauicultores, José Haroldo, que faleceu aos 76 anos na última sexta-feira (6), em Salvador, contribuiu de forma inestimável para a recuperação da lavoura cacaueira brasileira, lembrou o senador. Ele enfatizou que, quando o administrador esteve à frente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o órgão passou a ser reconhecido internacionalmente. O senador Marco Maciel (PFL-PE) se associou às homenagens prestadas por César Borges a José Haroldo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: