Eduardo Siqueira Campos posiciona-se contra presídio em Palmas

Da Redação | 09/02/2004, 00h00

Ao posicionar-se contra a construção, pelo governo federal, de um presídio de segurança máxima em Palmas, capital do Tocantins, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) pediu a transcrição nos Anais do Senado de carta aberta encaminhada pelo ex-governador do estado José Wilson Siqueira Campos ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Segundo Eduardo, estudantes, políticos e diversos representantes de segmentos civis do estado já manifestaram sua insatisfação com a possibilidade. Ele registrou que a construção do presídio de segurança máxima levaria para a cidade todo um contexto negativo que a população não está disposta a aceitar. Por outro lado, o senador expressou seu apoio às demais medidas que o governo Luiz Inácio Lula da Silva está tomando para combater a violência no país.

Ao citar a carta assinada pelo ex-governador, Eduardo destacou que Palmas possui a maior população jovem do país. Em torno de 62,5% dos habitantes daquela capital têm até 29 anos. Ele também observou que o índice de criminalidade e de violência registrado em Palmas é dos mais baixos do pais e que o estado foi o primeiro a adotar políticas públicas destinadas à juventude.

- O estado do Tocantins não merece sediar um presídio de segurança máxima. Nós não produzimos a violência que resulta na necessidade da construção desse tipo de presídio. Inserir Palmas nesse contexto atenta contra os princípios que criaram o Tocantins. O governo não pode penalizar nossa capital - declarou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: