Heloísa Helena: "Reforma tributária mantém monstrengos arrecadatórios"

Da Redação | 16/12/2003, 00h00

A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) disse nesta terça-feira (16) que a reforma tributária encaminhada pelo governo federal ao Congresso mantém os -monstrengos arrecadatórios viabilizados no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, que eram condenados pelos petistas.

- Passei os quatro anos aqui, quando eu ainda era do meu outro partido, condenando a Desvinculação de Receitas da União (DRU), que nada mais é do que saquear oficial e legalmente 20% lineares das áreas sociais - disse a senadora, anunciando que vai votar novamente contra a proposta do governo.

Para Heloísa Helena, o que ocorre agora com a reforma tributária pode ser -boca de praga- do ex-senador Geraldo Melo. Quando ela era líder do PT e da oposição ao governo Fernando Henrique, relatou, -esbravejava por uma proposta de reforma tributária- e o ex-senador a desafiava a fazer a mudança no governo que ela estava ajudando a eleger. E eis que a proposta tributária do governo do PT retirou também a taxação das grandes fortunas e heranças, lamentou.

- Sempre que toca nos mais pobres, deixamos para depois - disse a senadora.

Heloísa Helena acrescentou que, com relação à desoneração da cesta básica, a proposta de reforma tributária poderia estabelecer, a partir de agora, um mecanismo de compensação dos estados produtores, especialmente os produtores de grãos, sem que esta questão ficasse -para depois-.

- Agora, iate, avião, banco, grandes fortunas, tudo ficou absolutamente preservado - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: