Celebrados os 100 anos do Tratado de Petrópolis

Da Redação | 12/11/2003, 00h00

A pedido dos três senadores do Acre - Geraldo Mesquita (PSB), Sibá Machado (PT) e Tião Viana (PT) - o Congresso Nacional realizou sessão solene nesta quarta-feira (12) em homenagem aos 100 anos da assinatura do Tratado de Petrópolis, acordo firmado com a Bolívia em 17 de novembro de 1903 que oficializou a incorporação do território do Acre ao Brasil. O presidente do Senado, José Sarney, e o 1º secretário, senador Romeu Tuma (PFL-SP), dirigiram a solenidade que contou com a presença do governador do estado, Jorge Viana, e dos ex-senadores do Acre Jorge Kalume, Nabor Junior e Aloísio Bezerra.

Os senadores Geraldo Mesquita, Sibá Machado e Fátima Cleide (PT-RO), o governador Jorge Viana e três deputados acreanos destacaram a luta do povo daquele estado e os feitos diplomáticos do Barão de Rio Branco, negociador do tratado com a Bolívia, que culminaram com a conquista do Acre.

O presidente do Senado também detalhou trechos da história do Acre e de como o episódio do Tratado de Petrópolis consolidou a política externa brasileira. Ao afirmar que o "Acre e Brasil comemoram-se mutuamente neste dia", Sarney falou do orgulho do país em ter o Acre como estado. O hino do Acre foi executado ao final da sessão de homenagem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: