Compromisso do Senado é não aumentar carga tributária, diz Ana Júlia

Da Redação | 10/10/2003, 00h00

Durante audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para debate da reforma tributária nesta sexta-feira (10), a senadora Ana Júlia (PT-PA) reafirmou o compromisso dos senadores em não aumentar a carga tributária atual e também de promover a eqüidade fiscal. Ana Júlia reconheceu que este não é um processo simples, mas que será perseguido de maneira quase obsessiva pelo Senado.

Ana Júlia disse esperar que a retomada do crescimento econômico possibilite inclusive a diminuição da carga tributária no país. "Hoje pelos compromissos fiscais, não é possível reduzir", afirmou. A senadora disse ainda que o Brasil não aumentará a competitividade enquanto houver grandes diferenças regionais e pediu que haja desoneração da cesta básica e dos medicamentos para a população de baixa renda.

A senadora defendeu também a tributação das grandes heranças, um dos dispositivos que a reforma tributária deverá instalar no Brasil. O representante da Federação de Indústrias de São Paulo (Fiesp), Cláudio Vaz, afirmou que o pagamento do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) no destino precisa ter uma base ampla e nacional e deve incorporar mercadorias e serviços.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: