Serys relata visita da Frente Parlamentar Agenda 21 a Minas Gerais

Da Redação | 29/09/2003, 00h00

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) relatou nesta segunda-feira (29) a visita de comitiva da Frente Parlamentar Agenda 21, na última sexta-feira, a Minas Gerais. Na oportunidade, o grupo conheceu o Projeto Mineiro, que trabalha exclusivamente com carvão vegetal na produção de ferro-gusa, técnica que oferece como ganhos ambientais a conservação do solo e dos recursos hídricos.

De acordo com Serys, cada tonelada de ferro-gusa produzido com carvão mineral, técnica bastante difundida no mundo inteiro, resulta na emissão de 1,9 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Esse gás concorre para a intensificação do efeito-estufa, fenômeno que leva ao aumento da temperatura na superfície da terra e pode causar mudanças climáticas com repercussões graves para a humanidade, como a ocorrência de secas, enchentes e elevação do nível do mar. Em contrapartida, como o processamento do minério a partir do carvão vegetal propicia o aumento da cobertura vegetal, as árvores que fornecem o combustível também tratam de resgatar 1,1 tonelada de gás carbônico a mais da atmosfera.

- Assim, quando há a substituição de carvão mineral pelo vegetal há um ganho ambiental real de 3 por 1, ou seja, 3 toneladas de CO2 deixam de ser agregadas à atmosfera - explicou.

Segundo a senadora petista, organismos internacionais estimam que o mercado de crédito de carbono pode chegar a US$ 10 bilhões anuais e o Brasil é um dos países em desenvolvimento que oferece melhores condições de receber boa parte desses recursos. Por estar também entre os dez maiores emissores mundiais de gases que provocam o efeito-estufa, o país deveria tratar de implementar, na sua opinião, uma política de incremento do reflorestamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: